quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Os romanos estiveram errados por 1230 anos NÃO tendo uma Constituição

Os romanos construíram a mais perfeita e evoluída civilização que o homem conheceu.

A civilização romana durando, 1230 anos, foi uma das mais duradouras da história.

Acreditar que os romanos estiveram errados em não possuírem um direito trabalhista e em não possuírem um direito constitucional faz parte de uma mentalidade surgida no século xx; mentalidade esta que prega que os jovens sabem sempre mais que seus pais, e, prega que cada geração nova é melhor que a geração anterior.

Toma-se como certo e definitivo o pensamento atual, 2018, condenando nossos antepassados por não terem sido tão "evoluídos" como nós de 2018.

Assim, Pedro Álvares Cabral era um homem desumano por não ter sido ecologista.

Só se julga hoje, 2018, o passado pelos padrões atuais tidos como perfeitos e definitivos, e, jamais se avalia Roma e outras civilizações dentro do contexto delas, com os valores delas.

O correto no direito comparado é, no caso de Roma, dar aos romanos a chance de defesa, hipoteticamente, vindo, na máquina do tempo, um grupo de juristas romanos a 2018 para analisar o direito brasileiro, e, defender o direito romano.

Dar voz ao passado se faz, na prática, com citações selecionadas de seus textos referentes ao tema tratado, que são, neste caso, os textos relativos à organização do Estado Romano escrito por seus juristas.