segunda-feira, 26 de novembro de 2007

A crítica da crítica cinematográfica

A crítica nunca é aceita e incomoda.

Como?! O filme tinha tudo isso? E eu não percebi nada disso no filme?!

Outros dizem: -Só importa a minha opinião mesmo que eu seja analfabeto em cinema!

Mas, o que o crítico quer mostrar? Que percebeu o que o autor do filme quiz dizer?

Que percebeu as insinuações psicológicas que o autor do filme colocou?

Mas afinal!; Quem faz os filmes?

Quem é esse “”autor”‘ do filme? Que quer o “”autor”" do filme?
Onde acaba o teatro filmado e começa o cinema?

Quanto mais contra a sociedade, quanto mais podridão insinuar, melhor!

Mas porque tem que ser insinuado? Porque não pode ser explícito? Porque? Sendo explícito, os críticos não terão nada a dizer do filme?

Mas!? Existe mesmo essa coisa de nível intelectual!? Há coisas que realmente só as mentes privilegiadas conseguem entender? Os filmes são feitos só para elas?

Que quer o crítico de cinema!? Mostrar que não sabe filmar, mas entende de filmagem? Que não é psicólogo, mas entende de psicologia?

Explicar o filme para o leigo que não entendeu o filme? Alguém que não entendeu o filme com imagens, irá entender o comentário em palavras?

Porque vemos explicações sofisticadas dos críticos de cinema para questões e ações supostamente sofisticadas nos filmes, quando se poderia simplesmente dizer que se trata de um filme gay?

Perde-se a sofisticação da explicação se a resume em uma palavra? Os críticos assustam leitores e afugentam espectadores quando decifram tudo em uma palavra?

Um determinado filme não fala em Deus! Esse é um comentário profundo ou é um comentário vulgar? Porque uns percebem coisas bem escondidas, se esquecendo dos erros mais evidentes nos filmes?

Há um livro que denuncia milhares de erros em filmes os quais a massa cultua! Estariam os críticos realmente certos então?

Vejam, por exemplo, esta comparação entre as décadas da História do Cinema:

95 dos 100 piores filmes foram feitos depois de 1985. 95 dos 100 melhores filmes foram feitos antes de 1985.

Que diferença!

Vamos comentar filmes para sermos mais um comentarista entre milhões? Ou, vamos comentar a crítica também? E comentar a crítica da crítica também?