quinta-feira, 10 de julho de 2008

Os três tipos de leitores!

Dando uma passeada em comentários de leitores dos jornais da internet, ficamos assustados com os textos de leitores de jornais: todos os textos são parciais, tendenciosos, não informativos e catastróficos.

Não há um único leitor capaz de entender que toda história tem dois lados, duas versões.

Em uma frase:

Os comentários dos leitores são antijornalísticos! Todos acham que o que eles falam é verdade e o que os outros falam é mentira.

Como pode ser isto? Não sei, mas é fato!

Os leitores de jornais online não aprendem nada sobre o MEIO:
Não aprendem nada sobre o jornalismo. Também não aprendem nada sobre a MENSAGEM:
pois falam absurdos e absurdos sobre o tema que acabaram de ler.

Leitores! Como são e quais são?

Há 3 tipos de leitores!
1- Os que acreditam em tudo que lêem.
2- Os que discordam de tudo que lêem.
3- Os que analizam tudo que lêem e sabem que o importante é entender o que leram. Sabem também que discordar ou concordar é secundário.

O primeiro tipo é tábua rasa: Você facilmente o convence de qualquer coisa, mas também facilmente vem outra pessoa e tira da cabeça desse tipo de leitor, tudo o que você colocou.

O segundo tipo de leitor deve ser evitados a qualquer custo, salvo se você for um masoquista. Porque eles são assim: Orgulho, soberba, excesso de auto-confiança. Fazem mal a si mesmo e aos outros. Não recomendo a ninguém, exceto masoquistas, escrever para eles.

Dos 3 tipos de leitores, o único que salva é o leitor que consegue entender de lógica, de retórica e de argumentação. Busca erros e acertos nos pressupostos e no raciocínio do autor de um texto.

Em suma, sabe dialogar com o texto.