quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Quando acolher e quando aceitar críticas!

Tenho visto, em jornais online, dezenas de comentários de leitores sobre as notícias que eles acabaram de ler.

Estes comentários levam-me a fazer as seguintes perguntas:

Como avaliar estes comentários?

Como separar comentários inúteis das críticas que dizem algo, que acrescentam algo?

Em primeiro lugar é preciso que o leitor tenha realmente entendido o texto que se propõe a comentar e que o leitor se limite a apenas a comentar o texto sem escrever sobre outras questões que não têm nada a ver com a notícia que ele leu.

Isto raramente acontece.

O que mais tenho lido são xingamentos, textos catastróficos e pouco conhecimento do que é jornalismo e muita manifestação, de apenas e tão somente, GOSTO pessoal, sem que nada de importante seja dito realmente.

Geralmente o comentário de leitor sobre um texto jornalístico é feito com base apenas no que o leitor já ACHAVA antes de ler a notícia. Ou seja, o que o que acabou de ler não fez a menor diferença.

Porém é importante, apesar do preço pago que é passar raiva, ler comentários de leitores de jornal online para termos uma idéia do nível cultural das massas.

Eu observo bem, nestes comentários, como as pessoas vivem em mundos diferentes uns dos outros, cada um em seu mundinho.

É praticamente impossível que, pessoas de ideologias e religiões diferentes, ou que nasceram em épocas diferentes, se entenderem, saberem o que os outros estão dizendo. É comum parecer que falam línguas diferentes.

O que pode acontecer de positivo em jornais online, blogs e sites é que pessoas, com a mesma idéia básica sobre alguma questão, acabem por se encontrarem, por se conhecerem e se entenderem. Vão divergir apenas em propostas e soluções concretas para as questões que se interessam.

Neste caso é possível algum diálogo construtivo.

Lendo comentários de leitores é possível aprender a nunca escrever como eles. Tomá-los como modelo de como NÃO FAZER.

Outro utilidade de ser ler comentários de leitores é aprender a não se importar com crítica alguma.

Isso é por demais importante: Os jornalistas dos grandes jornais online recebem tantas críticas e incompreensões que acabam não se importando com elas.

Quanto às incompreensões: Paciência. Sempre há aqueles que entenderam o texto perfeitamente, fiquemos com eles.

Quanto às críticas: Ater-se àquelas críticas que apresentam fatos novos que possam enriquecer a nossa análise. E enriquecer à nossa maneira, nem sempre, da maneira que o crítico esperava.